quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A palavra é Foda!


Depois de um ano, estamos de volta com a nossa tão querida e bem falada Coluna Língua Portuguesa. Hoje vamos falar sobre uma palavra que tem vários sentidos em nosso vocabulário.

Seja no sexo: Transar

Seja em excitação: Algo muito bom

Seja em negação: Algo muito ruim

Entre outros. Hoje, para falar a verdade, nossa vida está FODA, mas vamos estudar um pouco dessa palavra e corrigir a nossa ideia de vida foda.

Foda vem do grego antigo e significa "mina".

Foderre, significa "escavar" ou "cavoucar".

Fodina, significa algo como "mina pequena, sem
importância, com baixo rendimento extrativista".

Fonte: Dicionário Informal

Com o passar do tempo, não só em nossa cultura mas em outras, a palavra foda passou a ter um valor chulo, que representa o sexo propriamente dito, o que leva a algumas outras conotações. Leva-se a crer que foda tomou este significado por conta do esforço da escavação que um homem realiza em uma mina. Soma-se, portanto, esforço, escavação e mina, e a ideia que na mina tem algo precioso (em termos atuais podemos correlacionar diretamente com a mulher) e damos à palavra a conotação sexual.

Bem, foda não é necessariamente um palavrão, mas como todas as outras palavras descritas em nossa coluna ou qualquer outra palavra que podemos utilizar, sua conotação depende da forma em que a usamos.

A partir de hoje, cada vez que eu mandar um FODA-SE, inevitavelmente vou imaginar uma pessoa enfiando uma picareta n..... deixa pra lá...

Em um pequeno momento, nossa coluna virou “Coluna da Língua Grega”. Um abraço, até mais!