sábado, 30 de julho de 2011

Lei de Murphy - Desmistificada

Todo mundo já ouviu falar da Lei de Murphy, mas, quem foi esse cara visionário que criou a lei que rege nossas vidas? Como ele chegou à essa conclusão?

Edward Alvar Murphy Jr. Engenheiro aeroespacial panamenho nasceu em 11 de janeiro de 1918 e morreu em 17 de julho de 1990. Estava trabalhando em um teste de tolerância à gravidade dos pilotos de caça americanos, depois de expor um piloto a condições extremas de pressão gravitacional, os sensores que deveriam medir duas respostas biológicas, como atividade cerebral e cardíaca, não funcionou. Após verificação realizada por Murphy, foi descoberto que o técnico responsável pela montagem do sistema, montou-o de forma errada. Foi aí que, frustrado, nosso herói e mentor soltou a seguinte frase:

"Se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará".

A partir daí, no mundo da física, em tudo que foi testado foi levada em consideração a Lei de Murphy. Assim, no mundo “normal” a lei foi adaptada para:

‘Se algo tiver a possibilidade de dar errado, vai dar.’

‘Não importa o que aconteça, vai dar errado.’

‘Todo castigo para corno é pouco.’

Entre outras máximas.

Durante muito tempo a lei foi aprimorada (para o nosso azar). Muitos filósofos, estudiosos, blogueiros Pioraram a Lei de Murphy*, e hoje temos um texto, muito legal mostrando as diversas facetas da lei. O autor é desconhecido, mas trás coisas muito relevantes como:
“A perna mais importante de uma mesa de três pernas é aquela que está faltando.”
Todas elas resumem apenas uma frase, dita à algum tempo:

"Murphy era otimista."

Essa frase é atribuída a diversas pessoas, mas não se sabe ao certo de quem é. Em algumas literaturas internéticas você pode encontrar essa para O’Teode, Arthur Clark e Godin, mas ninguém consegue dar certeza para a origem dessa afirmação.

Para ler o texto completo, clique aqui. Eu recomento mais abrir esse link do que ler meus próprios posts, é uma leitura rápida que vale a pena. São apenas 164 variações da lei que transforma o seu Domingo perfeito de sol em um almoço com a sogra.

* Piorando a Lei de Murphy é um livro que tem a seguinte temática, não importa o quanto Murphy avisou, vai ser pior. Porém, não tenho conhecimento de publicações e vendas. Prometo achar e indicar um link.

Murphy era otimista?


Para finalizar, a frase que rege a nossa vida:

“A vida é um jogo de Xadrez entre Deus e o Diabo, com Murphy ao lado dando palpites.”
Autor desconhecido

Texto dedicado à minha namorada Desirée, pois ela, mais do que ninguém sofre influências das leis desastrosas de Murphy e de TODOS que pioraram a lei.


Referências:
Blue Brothers – Foto de Murphy
Contém Cafeína – Imagem do peladão
Cultura Brasil - Arquivos
Wikipédia – Arquivos

Rapidinha

BBC - "Cirurgia cura homem que ouvia o movimento dos próprios olhos." - Diminuíram-lhe a audição, ele ouvia demais.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rapidinha

Folha de São Paulo - Apagão atinge Zona Oeste de São Paulo. Eletropaulo não foi localizada. - Sumiu ou apagou??

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Voltando atrás!

Apesar do termo do título soar bem gay, e redundante, não consegui ficar muito tempo parado esperando minha boa vontade de terminar meu site, ou começar..

Mas vamos a uma conversa rápida aqui... Vou tirar o atraso de certos assuntos.

Alguém se lembra, quando eu publiquei o post E mais um ano se passou..., ao terceiro dia do ano?
Pois é, quando eu falei sobre a comissão de Dilma, que era encabeçada por Palocci, cheguei a escutar certas retaliações, fora do blog, mas o que aconteceu???

Pois é, não posso dizer que a história de oito anos atrás se repetiu, mas que se ensaiou, ah isso sim.
Quantas cabeças já rolaram apenas em sete meses? Só por que a mídia estava em cima, ou não né? Como eu também disse no mesmo post citado acima.

“Desde do ano passado, a notícia já era velha!” – Leonardo Portella

Hoje, estive lendo o blog de um grande amigo, Dr. Casa, o Planeta Tosco, e me deparei com a notícia que com a qual eu quero encerrar esse post de retorno (tendeu?)

Romário ameaça se candidatar à prefeitura do Rio tendo Bebeto como vice. Normalmente iria sacanear, mas realmente não pensei em nada mais tosco que a própria tícia. :O"
Dr. Casa

Até logo! Dessa vez, eu volto!