Depois de um ano, estamos de volta com a nossa tão querida e bem falada Coluna Língua Portuguesa. Hoje vamos falar sobre uma palavra que tem vários sentidos em nosso vocabulário.
Seja no sexo: Transar
Seja em excitação: Algo muito bom
Seja em negação: Algo muito ruim
Entre outros. Hoje, para falar a verdade, nossa vida está FODA, mas vamos estudar um pouco dessa palavra e corrigir a nossa ideia de vida foda.
Foda vem do grego antigo e significa "mina".
Foderre, significa "escavar" ou "cavoucar".
Fodina, significa algo como "mina pequena, sem
importância, com baixo rendimento extrativista".
Fonte: Dicionário Informal
Com o passar do tempo, não só em nossa cultura mas em outras, a palavra foda passou a ter um valor chulo, que representa o sexo propriamente dito, o que leva a algumas outras conotações. Leva-se a crer que foda tomou este significado por conta do esforço da escavação que um homem realiza em uma mina. Soma-se, portanto, esforço, escavação e mina, e a ideia que na mina tem algo precioso (em termos atuais podemos correlacionar diretamente com a mulher) e damos à palavra a conotação sexual.
Bem, foda não é necessariamente um palavrão, mas como todas as outras palavras descritas em nossa coluna ou qualquer outra palavra que podemos utilizar, sua conotação depende da forma em que a usamos.
A partir de hoje, cada vez que eu mandar um FODA-SE, inevitavelmente vou imaginar uma pessoa enfiando uma picareta n..... deixa pra lá...
Em um pequeno momento, nossa coluna virou “Coluna da Língua Grega”. Um abraço, até mais!