sábado, 27 de dezembro de 2008

Literatura urbana

Em minhas andanças pela internet li um texto que me chamou atenção, um texto simples, direto ao que se propõe um questionamento e ao mesmo tempo uma afirmação, que fala de um assunto que mesmo estando presente em todos os lugares, em todos os momentos, não se sabe definir, ou descrever o mesmo.

Falam-se de Paulo Coelho, Veríssimo, entre outros que escrevem com a alma, que escrevem com inteligência, falam-se de imortais e seus livros. Dentre tantos dragões da literatura e suas obras, falo sem receio nenhum, que este texto que foi o que mais me tocou, foi também o que mais me emocionou, foi o mais belo que li nos últimos tempos, quem sabe, em toda minha vida. Foi escrito com alma, com o coração. Por uma pessoa comum.

O texto foi escrito por Rômulo A. Baptista e publicado em seu blog no dia 19 de dezembro de 2008.



Alguém sabe descrever o amor?

Se alguém souber colocar em palavras, o que o nosso coração insiste em apenas sentir, me passem a definição.

Muitas pessoas falam, muitas tentam, mas sempre falta alguma coisa.

"Se o amor fosse algo previsível, o homem já o teria escravizado."
"Simplicidade é ter o céu e querer apenas uma estrela, é ter o mar e querer apenas uma onda, é ter o mundo e querer apenas o seu amor."
"Que o amor que cultivamos este tempo todo, seja conservado por toda a nossa vida. E que as alegrias vividas até hoje, sejam apenas uma amostra da felicidade que juntos alcançaremos."

Tudo isso fala apenas de uma coisa: Amor.

O Amor não é construído. É algo que nos atingi com a um raio.
Um dia, estamos sós, isolados de todos e mantendo em nosso coração e mente que queremos ficar dessa forma. É melhor assim; dessa forma eu não vou sofrer.
Esses são os pensamentos que se passa por nós.
Mas será que é a mais pura verdade? Na maioria das vezes, não é!
As pessoas que costumam serem sozinhas (por "n" motivos), em sua maioria, são pessoas tristes, amargas e desanimadas.

Não existe nada melhor do que ter aquela pessoa a qual você pode confidenciar o seu desejo/sonho/vontade mais secreta.
Existe coisa mais gostosa do que aquela vontade louca de encontrar aquela pessoa que deixou em você aquela saudade gostosa? Aquele sorriso que parece fazer o tempo se abrir, mesmo na mais densa tempestade.
A verdade é que por mais que muitas pessoas não admitam isso, o Homem foi feito para viver em "sociedade". Isso não é necessariamente, a sociedade como conhecemos. A verdade é que isso quer dizer que as pessoas não conseguiriam sobreviver de forma plena e feliz.

Ame! Podem ser àquele amigo, pais, família. Mas ame, mesmo que seja apenas a um bichinho de estimação.


Rômulo A. Baptista

3 comentários:

Romulo A Baptista disse...

Fico feliz por ter gostado do post. Fico muito feliz mesmo.
Ainda mais que existem algumas coisas que mesmo que lutemos para descobrir o significado, não conseguimos pela razão das nossas existencias.
E quando isso ocorre o coração determina nossas ações ao inves da razao.

Anônimo disse...

Post bacana d+ mesmo, fica por demasia complicado descrever o amor,se sentir já é uma bravata imagina tentar colocar em palavras, uma coisa é certa não há ninguém que não ame nada, por menor que seja seu amor ou pela coisa mais banal que seja, todo mundo ama alguma coisa no seu futuro em seu presente ou algo passado!

J. C. Gomes disse...

Olá, estava procurando um texto para homenagear um colega e poeta, quando em minhas pesquisas (literatura urbana)deparei-me com seu blog, que delícia!! Adorei!
Sou professora de literatura, costumo dizer que sou prof de português nas horas vagas, mas atuo com alunos excepcionais (teatro). Quando tiver um tempo, visite meu blog, não é rico como o seu, mas... é o meu! Obrigada, Jaqueline (sua nova seguidora)

http://deliciosailusao.blogspot.com.br/