quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Obra no horto... reforma ortográfica

Coluna Língua Portuguesa

Depois de 19 anos de assinado o acordo de padronização da língua, entra em vigor hoje, no primeiro dia do ano, a tão falada, mas não igualmente aguardada reforma ortográfica. A reforma promete unificar a forma na qual a gramática é usada nos países que tem a língua portuguêsa, perdão, portuguesa como oficial.

As principais mudanças prevêem, oops, preveem o final do uso das tremas, o racionamento do circunflexo, o remanejamento do hífen de algumas palavras para outras, a retirada de alguns acentos agudos e por aí vai.
O bom é que para a dona de casa as coisas serão mais fáceis, como por exemplo, o acento do fôrma de bolo se torna facultativo, ou seja, é, eu não sei o que isso vai ajudar para as donas de casas.

Eu quero entender, para que unificar a gramática, se o uso das palavras continua diferente? Ou cacete vai continuar sendo cacete aqui e ser em Portugal, ou vai continuar sendo pão na terra dos pasteizinhos de Belém e virar pão aqui??? Entendeu? O que vai ter de gente mandando outro para padaria.. ou para a casa do cacete.. acho que isso também não daria certo. Ou você chega a um bar aqui no Brasil, e ao entrar no banheiro se depara com a seguinte frase: “Por favor não se esqueça de carregar a autoclisma da vedete...” ou seria com hífen??? Ah o que importa é que isso tudo onde antes estava: “Favor, não se esqueça de dar descarga!”

Outra coisa que deveria mudar é o uso do “s” o final de palavras flexionadas pelo plural, já que esse é tão excluído pela população brasileira em clássicos como 2 real, uma dúzia de ovo e coisas do gênero, vamos arrumar a casa, por exemplo:

Boi: Um boi, dois boi, três boi, se todos são igual, pra que diferenciar?

Conjugação do verbo ir: Eu vou, tu vai ele vai, nós vai, vós vai, eles vai também, já que todos vai para o mermo lugar, junta algumas cachaça e nóis faiz uma farra!

Não sei por que essa última parte me fez lembrar uma Lula gigante...

Moral da história, a idéia, éé, idea da reforma não pára (hunf), para, a diferença na língua, sabendo que há cinqüenta normas, ai cacilds, cinquenta outras diferenças na budeguinha.. ah, isso está me estressando...



Um comentário:

Ella ABp disse...

*Secando as lágrimas* Aiai chorei aqui de tanto rir... Eu sei, nao tenho mais nada pra fazer mesmo... Entao "arrente" comenta! xD