domingo, 10 de janeiro de 2010

Ditos ou não ditos



Olá pessoal!!
Depois de muito tempo estamos de volta! Depois de um mês de férias estou voltando para um novo ano cheio de ideias toscas!

E como não poderia deixar de ser, não podemos começar o ano sem a nossa tão séria coluna Língua Portuguesa.

Dessa vez, vamos desmistificar alguns ditos populares.

Os ditos populares são frases que acompanham o povo em sua cultura durante muito tempo de civilização. Estes servem para exprimir alguma ação com alguma metáfora ou frases sem sentido mas com graça, ou sem nenhum desses.

Como por exemplo, "Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro.", na verdade, é bicho no corpo inteiro, mas a contração de corpo inteiro, passado por um telefone sem fio vira carpinteiro. Até porque, alguém já viu algum bicho carpinteiro???

A mesma coisa acontece com "Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão.", onde o correto é "Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão."

"Cor de burro quando foge." Alguém já viu essa cor??? Não porque na real é "Corro de burro quando foge." Pois é um animal arisco.. vai ficar na frente dele vai!

E quando Roma deixou de ser a principal potência do mundo e o planeta passou a ter um poder descentralizado? Todo mundo vaiou Roma, por isso dizemos "Quem tem boca vaia Roma", e não "vai à Roma.". Além do mais é maior mentira isso, pois o meu fogão tem seis bocas e não saiu da cozinha até agora.

Outra frase nojenta é "Cuspido e escarrado", mas seria mais bonitinha se falássemos a verdade que é "Esculpido em carraro." Uma madeira utilizada para fazer esculturas, muito popular em esculturas humanas, pois garante uma perfeição quase de 100%, só depende da mão de quem faz...


E quem não conhece a famosa frase, "Quem não tem cão, caça com gato." Pois é, até ela está errada.. a verdadeira frase é, "Quem não tem cão, caça como gato." Ou seja, sozinho!


Agora fala a verdade, você conseguiria dormir sem saber dessas coisas????

Fonte: Google e muitos sites de inutilidades como esse.

Um comentário:

Ella ABp disse...

huahsuahsuhasuhaus ri mt... Mó tempão sem blog... deu até saudades!
Ri mt com o post... bjao!
pois é neh, escrevo... pra tirar o atraso... rsrsrs