domingo, 14 de agosto de 2011

A favor da Natureza: Vegetarianos x Carnívoros

Como sempre, eu sou o tipo de pessoa que coloca o dedo nas feridas, mas ao invés de apertar eu molho o dedo no álcool e a deixo ardendo sozinha. Para isso uso dos momentos mais indevidos e as piadas mais idiotas.

Não foi diferente no último dia 2 de agosto, em que postei em meu Faceboca* a seguinte frase:

Rapidinha: Busdoor- Vire vegetariano, seja ecológico para salvar o planeta. - Me diz, pra que? O problema do mundo não é o desmatamento?

Com essa frase eu iniciei uma grande discussão sobre o assunto, não somente no próprio facebook, mas também aqui fora. Então eu percebi que assim como religião a opção de ser vegetariano, ou não também divide as opiniões. Assim, eu resolvi estudar um pouco mais sobre isso e entender alguns pontos de vista do pessoal da feira e o povo do açougue.

Dando uma olhada no Wikipedia tive a seguinte explicação.

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

A sua origem foi há muito, mas muito tempo mesmo, em que o homem em solidariedade com a natureza (obviamente apenas com a parte animal) decidiu por não comer carne e se alimentar apenas de vegetais, uma vez que na época, o verde era muito mais abundante, e a não ser no World of War Craft, ninguém tinha visto uma árvore andando por aí. O que se pré julgou de que as mesmas não tinham vida.

Assim, alguns povoados se tornaram vegetarianos. Existem classes de vegetarianismo, para entendê-las, clique aqui.

Após esse tempo, alguns grupos encaravam a natureza total como um espírito, com seus deuses e ninfas, mas isso não vem ao caso, se tiver algum professor de história lendo entre em contato e poderemos esclarecer isso depois.

Com o passar do tempo estudos científicos descobriram que eram os vegetais também eram seres vivos, e tinham seu próprio ciclo de vida.

Hoje temos os vegetarianos por apenas não gostar de carnes, por motivos religiosos ou para respeitar os direitos dos animais.

Então começou o problema, em que os vegetarianos passaram a proteger os animais enquanto comiam outros seres vivos. Mas, qual a diferença então de se comer um vegetal ou uma carne? Ambos não são seres vivos? 



Tendo entendido o vegetarianismo vamos aos pontos. Temos hoje um seleto grupo de vegetarianos que defendem que matar um animal para poder comer não é apenas um ato de sobrevivência, mas também de crueldade com estes. Sem contar que há uma necessidade muito grande da devastação da natureza para a criação de pastos.



Do outro lado o pessoal do futebol, cerveja e churrasco no domingo, que apenas gostam muito de carne ou entendem que se todos passam a comer “mato” (já tomei esporro por conta dessa expressão) a superpopulação de vacas pode fazer com que a gente seja comido por elas.


Com esses dois patamares começou a discussão no meu comentário no facebook.


Pontos de vista:

Se o homem é o que come, eu sou um boi, sua mãe uma vaca e os vegetarianos uma folha de alface. – Vinicius Damasceno
Tenho medo de que os vegetarianos se encantem com um canteiro, caiam de quatro e não levantem mais. – Dr. Casa
Se cada boi consome milhares de metros quadrados de verde, cada um que eu como eu preservo milhares de metros quadrados de verde. – Leonardo Portella
Dali Pedro! – Desirée Raian
Se os bois comem verde, eu como um boi, então sou um vegetariano de segundo grau! – Eu mesmo sobre o assunto.

Se você quiser entender a minha real posição ao assunto, leia a discussão antes de criticar o que eu escrevi aqui. Clique aqui. Se precisar, pode me add.

NOTA BEM GRANDE PARA CHAMAR ATENÇÃO: TODOS os comentários acima são PIADAS, ninguém precisa ficar VERDE de raiva não hein!

Por falar em piadas....

Piadas de vegetarianos:

- Sabe por que a vegetariana não faz sexo?
- Para não ter que admitir que um pedaço de carne lhe dê prazer.


Na festa de fim de ano do Clube dos Vegetarianos o Presidente começa o seu discurso:
- Vou ser breve, senão o nosso jantar murcha!


Piadas de Carnívoros: Não encontrei, sorry.
Ah, tem aquela velha do canibal.. mas já foi né?

Para você, bobalhão que adora contar vantagem sobre os vegetarianos, aqui vai um link para pelo menos não cometer gafes nessas horas. Clique aqui.

Para os vegetarianos: Minha comida caga na sua, morô? – Mais uma vez o Vinícius.

Link das imagens:
guilhermemiani.blogspot.com
colivre.coop.br
rotacapixaba.com
nosensia.com

4 comentários:

Vinicius Damasceno disse...

Em verdade vos digo, até Jesus comia peixe com o pãozinho dele, se comemora o aniversário dele com perus assados.

Até Deus diz que a gente tá certo, é o caminho que Ele escolheu. Não nos deu asas, nem guelras.

Um bom bife pra quem sabe o que é bom na vida <3

Surgek disse...

Meus amigos, repito minhas eternas palavras: com toda a filosofia barata que Papai do Céu me deu: dá pra dizer que é certo ou errado ter poderes psíquicos (vegans, malditos vegans) ou ter o cérebro cheio de leite? Gosto alimentar é uma coisa bizarra e um tema controverso, sempre. O cara come carne pq acha que é o melhor pra ele e o que não come tbm. Só não pode reprimir, ou não ter senso de humor suficiente pra entender quando estamos 'brincando de reprimir'.

Anônimo disse...

até pode existir lugares aonde os animais são mortos de maneira cruel,mas esses lugares são lugares clandestinos e estão fora da lei,é só você se certificar de onde vem a carne que você come,ai não tem problema comer carne,se for só por esse motivo

a natureza também é devastada para plantar soja por exemplo,se for por esse motivo,você também deve parar de comer alimentos de origem vegetal

Karin disse...

João,

Não leve em consideração tudo que está escrito na Bíblia, ela nada mais foi do que modificada de acordo com a necessidade do homem. Nada mais.