quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Educação no Brasil

- Pai! Quero fazer faculdade de Administração!

- Filho, mas Administração é um curso tão genérico, tenta um campo mais específico, o povo de ADM não consegue muitas vagas, o mercado está saturado.

- Pai, eu vou fazer Administração mesmo, tem uma empresa aqui perto que está buscando administradores.

- Que empresa é essa filho?

- A boca de fumo pai. Estão precisando de um novo Gerente do Tráfico, mas precisa de qualificação.

- Você vai ser traficante filho?

- Mas pai, traficante é a nata da sociedade, é a classe trabalhadora mais inteligente que existe!  É um perito em administração e gerenciamento, conhece tudo de contabilidade, opera muito bem e com muita precisão os Recursos Humanos, consegue lidar com a adversidade e troca rápida de mão de obra, mesmo que esta não seja qualificada, trabalhando com hierarquia e plano de carreira.

“É um profundo conhecedor de logística e da parte comercial. Conhece muito, mas muito mesmo de marketing, consegue fazer com que seu produto acompanhe as oscilações do mercado, atinja a todos os interessados, amplia vertiginosamente seu público alvo. Sem falar no Marketing Interno e Endomarketing, já que todos seus funcionários conhecem muito bem o produto, trabalham bem as vendas e sabem que não pode consumir nada em horário de trabalho. Além do mais, o traficante identifica uma demanda forte, praticamente um vício por parte de seus clientes, e amplia cada vez mais suas vendas, e não consome do próprio produto, pois sabe que tem que ficar esperto, já que nessa profissão, é leão comendo leão!”


“Mesmo com a alta concorrência, um bom traficante sabe como fazer negócios em sua área sem interferir na área alheia, e caso haja divergência, uma negociação direta é realizada para por fim a confrontos e geralmente realizar parcerias. Caso a negociação não seja eficiente vencerá o melhor administrador, com o pessoal melhor preparado para defender suas vendas.”

“Além do mais, a receita é muito importante, a prestação de contas para o Governo tem que ser de forma restrita, uma “maquiagem” nas entradas se faz necessária, assim os rendimentos serão aproveitados da melhor forma possível mesmo com uma entrada declarada em farinha de trigo.”

“Sem contar na administração de bens e Time Management, um bom profissional no ramo consegue administrar seus bens e sem tirar muito dinheiro de suas empresas. Afinal, o capital de giro é muito importante. Por falar nisso, o salário é muito bom, e quando o sujeito trabalha muito bem, ele faz disso um trunfo e não perde seu cargo à toa.”

- Mas filho, você nunca pensou em ser Policial?

- Pai, é um campo perigoso, com muitas oscilações de mercado. O plano de carreira não é sólido, apenas sobe na profissão quem tem QI e mesmo assim esse QI depende de outro QI que fica na posição apenas durante 4 anos. Assim, as lideranças mudam constantemente, isso desorganiza a empresa, logo a logística e o comercial não trabalha de forma uniforme.

“Esse problema administrativo, afeta também toda a estrutura da empresa, pois problemas na contabilidade causa a má distribuição dos ativos e passivos da empresa, aonde muitas das vezes os recursos mal administrados não dão conta de um material de trabalho e condições adequadas para a realização deste pelos trabalhadores. Além do mais, os vencimentos destes não são condizentes com a carga horária, sem contar que é um trabalho de alto-risco, praticamente sem garantias.”

“Ou seja, entre as duas empresas do mercado, a primeira, além de dar uma perspectiva maior, tem um rendimento mais forte, assim, caso aconteça algum acidente que me deixe inválido, o meu salário pode me dar um conforto maior mesmo depois de demitido. Os trabalhadores da segunda, para conseguir um vencimento próximo ao da primeira precisa fazer negócios paralelos entre as empresas. Para trabalhar fora do regimento da empresa prefiro trabalhar na primeira, que segue totalmente sua filosofia.”

Poderia ser piada, se não fosse verdade. Estamos ensinando para nossos jovens que o crime compensa e que não há punição para os que descumprem as leis. Nossos heróis hoje ainda morrem de overdose, e não são quem deveriam ser. Infelizmente não damos valor para as principais categorias de nossa sociedade, a Segurança, a Saúde e a Educação. Esta última, que é fundamental para que as duas primeiras funcionem, está abandonada, e não é vista nem mesmo dentro de casa.

E o que o povo quer? Tchu tcha tcha... pois é galera.

“A melhor coisa a fazer na América [Latina] é ir embora.” – Simón Bolívar

8 comentários:

J. C. Gomes disse...

Como não posso sair da América, o jeito é rir de nossa situação...
Lamentável a inversão de valores!
;)

Augusto Sergio disse...

Verdade Jaque.. tudo hoje é ao contrário.. antigamente era bonito ser muito educado, hoje é bonito estar na moda.. e está na moda ser mal educado e não ligar para o futuro do país. Triste isso.

helenecamille disse...

É uma máquina legalmente invisível, ilegalmente visível, portanto, a margem dos autos históricos, mas que define atos históricos. É tão bem estruturada e administrada que seus tentáculos alcançam e gerenciam, inclusive, a máquina governamental visível e legalizada.

Nunca vi um país tão coerente com sua política de EDUCAÇÂO (um dado superfluo e relegado a escanteio), se há tanto exito na administração vigente, para que esse entrave educacional. Em time que está ganhando, não se mexe.

gizalife disse...

Infelizmente é a mais pura verdade tudo o que eu li aqui,e cada vez tem se tornado pior..educação?valores?cade vocês?:/

Augusto Sergio disse...

Pois é. Estão todos invertidos, é difícil ver hoje em dia a educação partindo de casa. Infelizmente tem que partir dos pais e ter apoio do Governo, pois valores e caráter se formam por exemplos, e os maiores são sempre os pais.

Obrigado pelos comentários gente.

Rosangela disse...

Isto é muito sério, mas infelizmente é realidade!!!Já convivo com esta realidade na escola. Já perdemos vários alunos para o tráfico. Para eles o prestígio e o sucesso é seguir por este caminho!!!Isto é Brasil!!!

@Mr_Vorian disse...

Mesmo sendo uma postagem-piada, é terrivel a verdade nessas linhas... A mudança vem de nós e não de esperar que um órgão particular (pq público de cu é rola) venha tentar resolver nossos problemas.

Augusto Sergio disse...

Pois é.. infelizmente a única saída é a seriedade do povo.. que não vive com ela..