domingo, 11 de novembro de 2012

A Palavra é Quase Puta


Há algum tempo falamos da origem da palavra Puta, aproveitando o embalo, vamos estudar algumas palavras que são dadas para mulheres com algum sentido relacionado a este nome nos dias atuais.

Relembrando, dissemos que Puta é uma pessoa que realizava “sacrifícios” para Puta, Deusa menor da poda, na antiga Roma. E hoje puta, é uma mulher, puta. Se colocarmos na ponta do lápis, qualquer coisa usada de forma pejorativa, diretamente à uma mulher, pode ser transformada em puta, por exemplo.

Vagabunda (uma mulher sem colocação) = Puta
Biscateira (uma mulher sem emprego formal) = Puta
Rodada (uma mulher viajada) = Puta

Sem falar na gama de animais que pode ser usada para ligar uma mulher a este termo, como: Vaca, Galinha, Piranha, Cachorra/Cadela.. entre outras. Mas de onde vem a origem destas palavras, de onde foi tirado que chamar a mulher de animais pode ser ofensivo e fazer com que essa seja considerada uma puta? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Antes de mais nada, temos que voltar um pouco no tempo, quando a palavra puta começou a ser considerada um palavrão, era, portanto, um desrespeito o uso desta palavra em público, ou em alguma conversa em que não era cabível o uso de palavras de baixo calão. Dessa forma, existiam algumas outras palavras que poderiam dar lugar a este nome, como ‘meretriz’ e ‘ninfa’, porém, as duas palavras eram direcionadas a jovens meninas que praticavam a prostituição, no primeiro caso, ou tinha muito jeito para isso, no segundo caso. Podemos dizer também que ninfa é um diminutivo para puta, mas que logo foi substituído por putinha.

Dessa forma, se fazia necessário o uso de algumas palavras para disfarçar o nome puta, então passaram a se usar nomes de animais, que poderia se assemelhar com este propósito, então, vamos a alguns deles, os já citados aqui no texto.

Vaca – Usado não apenas para designar uma pessoa que vive balançando o rabo para qualquer um que passa, vive amostrando “as tetas” e vive cercando o “pasto” dos outros, mas também pode ser utilizado para ofender pelo tamanho do seu corpo. Em outras palavras , PUTA.

Galinha – Animal que cisca em terreno alheio, e canta para qualquer um. Ou seja, PUTA.

Piranha – Não importa quem seja, entrou na área dela ele corre logo atrás, ou seja, PUTA.

Cachorra/Cadela – Vive no cio, anda de quatro, trepa com vários no mesmo dia e termina sempre emprenhada. PUTA!

Agora, vai da imaginação de vocês, usem outros animais...


Por falar em Piriguete, a palavra também pode ser relacionada a puta, é uma palavra que define uma pessoa perigosa, que aonde vai, pega quem quer, usando de artimanhas do capeta, como roupas curtas, longos decotes, entre outras coisas. No caso da pessoa não ter bons atributos físicos, podemos dizer que uma Piriguete pode ser também uma pessoa a perigo.

Tema sugerido por Fernando Nickel
Imagem: Google

2 comentários:

Rosangela Cabral disse...

Cultura inútil!!!Mas valeu!!!

Augusto Sergio disse...

Sempre as melhores inutilidades estão aqui! :D